quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DEFINIÇÃO DE SOM

SOM

Muito bem! Na minha opinião, para quem quer trabalhar com áudio, deve-se, antes de mais nada, conhecer e aprender tudo o que podemos explorar sobre o som. É claro que comigo e tantos outros profissionais do áudio não foi bem assim. Naquela época não tínhamos as informações que temos hoje, vale dizer que também não havia internet. Também não faz muito tempo assim né, rsrsrs!!! A internet é um advento recente. Era difícil achar alguma informação escrita em revistas e livros, não dava para importar, então, o negócio era fuçar onde podíamos, mas depois as coisas foram ficando mais acessíveis com o lançameto de algumas revistas, a possivel importação de livros, etc. Quando chega a internet, virou festa! Mas ainda assim tínhamos que afunilar as pesquisas. Hoje, a facilidade da informação é infinita. Mas...deixemos a história de lado e vamos ao que interessa. Hoje, repito, quem quer trabalhar com áudio tem que estudar, pesquisar e conhecer, para saber no que está se metendo. Não adianta confiar só no ouvido. Estudar acústica é expressamente importante.

Vamos lá!

Sabemos que todos os sons são criados através de um meio vibratório, ou seja, qualquer que seja a forma de produzir vibrações, seja ela em madeira, cordas, aço, água, cordas vocais, natureza, etc. Vamos apenas nos limitar ao som no que diz respeito ao ser humano e seus objetivos aplicados em produção de áudio, ou seja, não vamos tocar em outros aspectos como o dos animais, contruções, etc.

A vibração de um material causa uma propagação de onda.

O som é realizado através de médios, fazendo com que as partículas adjacentes vibrem de forma similar, ou seja, as partículas do ar adjacente às cordas de uma guitarra são deslocadas e "sobem" para a partícula de ar adjacente seguinte. Isso continua em uma constante e as partículas de ar, eventualmente em nossos ouvidos dão um "bump" nos minúsculos pêlos localizados em nosso ouvido interno.

O exemplo mais popular de som que conhecemos é aquele efeito realizado por uma pedra quando a lançamos em um lago com águas calmas. Me diga se voce já não fez isso alguma vez, principalmente quando era criança!! As ondas, originários do ponto de impacto da pedra, se espalham em todas as direções. Voce pode observar que, quando a pedra bate na água, as ondas vão perdendo força, intensidade, conforme se afasta do centro do impacto. Isto acontece da mesma forma com o som. Além disso, essas ondas formam exatamente a mesma forma que uma onda sonora - uma espécie de curva sinusoidal.

A distância de um ponto particular de uma onda (seja de som ou mecânicas) para o mesmo ponto da próxima onda é chamado de comprimento de onda. Comprimentos de onda da faixa de som de uma polegada de quarenta pés. Em um determinado espaço, se a distância entre os dois lados da sala é um múltiplo do comprimento de onda, esta onda pode ser acentuada, que pode ter um efeito positivo ou negativo. Não obstante, devemos saber como controlá-la.

No entanto, no som, raramente discute-se comprimento de onda. Em vez disso, nós contamos o número de ciclos completos, essas ondas podem propagar-se durante um determinado período de tempo, normalmente um segundo. Isto é conhecido como Frequência.

A freqüência é medida em ciclos por segundo, denominado "Hertz", cuja abreviatura é "Hz". Sons que vibram muitas vezes por segundo são conhecidos como "de alta freqüência", e aqueles que vibram menos vezes por segundo são conhecidos como "de baixa frequência".

O tempo que leva para completar um ciclo é chamado o período da onda e é expressa com o símbolo de T.
   Assim,    T = 1 / f

Comprimento de onda é geralmente representada pela letra grega lambda Λ, freqüência por f, e pela velocidade v. A velocidade é o produto do comprimento de onda e freqüência, por isso, obtemos a equação:

v =Λ x f