quarta-feira, 2 de março de 2011

PRODUÇÃO DE ÁUDIO EM JORNALISMO

Bem!!! O que seriam as dicas para uma boa produção sonora em jornalismo?

O grande problema que se enfrenta em algumas emissoras é a falta de produção. O que é isso?

Digamos o seguinte, depende do assunto a ser abordado ou do programa as ser produzido.

O que voce não pode deixar de fazer é um planejamento do que vai produzir, seja de uma simples matéria até um documentário, tanto para TV quanto para Rádio.

Muitos reporters ou jornalistas saem às ruas com uma pauta e sem um produtor ou uma produtora ao seu lado, questão de economia empresarial. Saem com a cara e a coragem para capturar o que precisam. Fazem o que chamamos de acúmulo de função e não conseguem fazer as coisas direito. Muitos até desconhecem a forma de se trabalhar e se acumulam com gasto de tempo desnecessário.

Vamos resumir. Voce sai para campo com um destino certo ou tem que andar procurando alguém para uma entrevista sobre um determinado assunto? A pauta já dá o seu destino. Voce sai para fazer uma matéria rápida de 1 minuto e meio mais ou menos?

Então porque voce fica entrevistando a pessoa e gravando durante uma hora inteira ou mais sendo que voce vai usar só 1 minuto da resposta do entrevistado? Seja objetivo. Quando for entrevistar alguém diga-lhe o tempo que voce vai usar e peça a pessoa para responder mais ou menos dentro do esperado. Resposta objetiva, eis a questão. Aí voce volta para a emissora e rapidamente edita a matéria. Isto vale tanto para rádio quanto para tv. Não perca seu tempo ouvindo histórias que não vão ajudar em nada.

Para o Jornalismo, o que urge, também é o tempo.

Se voce vai entrevistar alguém para uma matéria maior, um programa específico qualquer, se voce precisa de capturar muitas informações do entrevistado, seja objetivo também, não perca a linha do tempo. Não deixe o entrevistado se disperçar no assunto.

Quando voce tiver muito conteúdo gravado, sempre, sempre faça uma decupagem, veja o que te interessa, faça as marcações e anotações devidas com deixas de entrada e saídas, assim, quando chegar no estúdio para fazer a edição, não ficar perdido. Mantenha nas deixas sempre as 3 primeiras palavras e as 3 últimas.

Nas grandes emissoras, por onde já passei, os reporters ou jornalistas, geralmente fazem todo o roteiro, colocam as deixas e entregam aos editores que já sabem o que fazer para montar o produto que vai ao ar. Os jornalistas nem precisam acompanhar a edição pois, com tudo corretamente planejado, ele pode sair a campo com tranquilidade para trazer mais matérial para produzir.

Seu trabalho rende muito mais e não atrapalha inclusive os produtores de áudio ou sonoplastas e muito menos a voce mesmo.

Lembre-se que, muitas emissoras possuem horários dentro dos estúdios para a produção dos programas. Voce tem que ser produtivo. Decupagem se faz fora dos estudios com seus gravadores digitais, suas fitas de videos ou seu cartão digital.

Outra coisa importante, se voce não for usar um gravador, mas sim, um microfone, é a escolha dos mesmos.

Use sempre microfones direcionais, principalmente em externas, tanto para microfones normais quanto para microfones de lapelas ou até para Boons.

Se voce estiver numa externa, nunca grave com o microfone e principalmente com um gravador na direção de ruídos como, trânsito, festas e outras, procure colocar o microfone ou gravador na direção contrária ao barulho, assim não correrá o risco de prejudicar o áudio de sua entrevista. Se voce estiver gravando uma entrevista e precisar de uma imagem ao fundo que contenha os citados ruídos, então o microfone deve ser bem direcional mesmo, porque voce precisa pegar a imagem ou a cena do que está acontecendo no fundo da entrevista.

Veja bem, isto não é uma aula de jornalismo, mas sim, dicas de comportamento com áudio e produção para que a qualidade não seja comprometida.

E...pelo amor de Deus!!! Mantenham distância de pelo menos um palmo do microfone para que o mesmo possa captar corretamente o som. Todo microfone tem uma característica de captura por uma certa distância técnica e as pessoas tem a mania de grudar a boca no coitado. Cospem na cápsula, etc.,,,aaaahh que nojo!!! kkkkk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário