terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PEQUENA INTRODUÇÃO

Bom....Vamos falar um pouco sobre uma produção de áudio, uma pequena e simples produção, mas que serve como base para voce alçar vôos maiores.  Também não estou me dirigindo aos profissionais e especialistas no assunto, mas sim em quem está iniciando ou quer aprimorar seus humildes conhecimentos. 
Não vamos confundir produção de áudio com produção musical. 
A produção de áudio envolve todo o projeto onde pode haver também uma produção musical.  Vai desde a elaboração da trilha para o produto, da captação da locução ou diálogos, de efeitos sonoros, da mixagem e pós-produção final.  Tudo isso deve-se levar em conta ainda se voce vai colocar sobre um video qualquer. 
A produção de áudio envolve uma certa gama de fatores que na maioria das vezes não se percebe, ou não se leva em consideração.  Isto voce pode compreender ao ouvir certos produtos que estão no ar em emissoras que não levam em conta a qualidade de áudio.
Lá na categoria LEIA LEIA LEIA deste blog, eu coloco algumas dessas situações, portanto não vamos abordar esse assunto aqui.  Se voce ainda não leu, gostaria que lesse, assim, compreenderia o que quero dizer.
A qualidade e a ética devem ser colocadas desde a gestação do produto, como por exemplo:

1 - O que voce vai produzir?

2 - Se vai colocar uma trilha musical, pesquisar bem o assunto e a trilha a ser combinada.  Neste caso, em muitas produções de comerciais, tenho assistido (no caso da tv) ou ouvido (no caso das rádios) comerciais com trilhas que não tem nada a ver com eles. Os caras vão na internet e fazem um download de uma trilha, ou mesmo um cara metido a produtor musical, produz, e colocam lá uma trilha porque é bonitinha, agradável ao seus ouvidos ou seja lá a forma que eles criterizam para colocá-las. Matam o comercial do cliente que também não tem critério nenhum em cima do seu produto.  Mesmo porque alguém lhe ofereceu um "precinho bem baratinho!", então...discutir prá que né!  O que o cliente quer é muitas vezes ver o seu produto no ar e se vangloriar aos amigos disso.  Ele esquece que tá vendendo a sua marca e a forma de como está ela sendo vendida.  Quem produz, só tá querendo ganhar grana e sequer tá preocupado em mostrar ao cliente que ele deve respeitar a sua marca e que ela será conhecida pelo que está no ar.  
Tenho dó de ver e ouvir produtos no ar com tanta gama de má qualidade comercial.  Tanta porcaria que se coloca no ar e faz a gente se perguntar... Que tipo de publicitários estão se formando?  Veja bem, na maioria das vezes, nem publicitários estão envolvidos, aliás, estão envolvidos pessoas sem conhecimento nenhum da causa.  Pessoas sem critério nenhum estão produzindo porcarias, colocando no ar e comprometendo a profissão tão respeitada e competente que é a dos publicitários.  Trabalho atualmente em Faculdades e Universidades (já tem uns 15 anos), nos cursos de comunicação, dentro dos laboratórios de Produção de audio e video para rádio e tv e sempre mostro e digo aos alunos que eles devem ouvir e assistir muito para terem em sua mente a capacidade de não chegarem a produzir essas porcarias, mesmo que lhes peçam.  Está em jogo o seu nome, o nome do cliente e a sua responsabilidade profissional.
Tenham critérios!  Pesquisem! Tenham fontes de referência! Procurem saber para que servem determinadas trilhas, onde colocá-las, e qual é a trilha certa para seu produto, mesmo que voce tenha que produzir uma.
Assista o video abaixo e sintam a leveza e simplicidade da trilha com as imagens sendo colocadas nos lugares certos. Em alguns momentos, voce até pode sentir efeitos sonoros sem mesmo terem adicionado ao video.  Isto quer dizer que, voce pode construir algo em que a trilha trabalhe a sua mente sem precisar dos efeitos.



As trilhas musicais são divididas em categorias e estilos entre outras formas. 
Entre neste site http://www.freeplaymusic.com/ e aqui voce vai conhecer uma base disto.  É muito importante que voce aprenda a saber classificar a trilha musical para não correr o risco de cair no ridículo.  Músicos e produtores musicais, principalmente os de outros países e mais basicamente os americanos, sabem e produzem com muita propriedade o que estão fazendo.
Veja bem, estou aqui falando sobre comerciais, mas isto abrange também a qualquer outro tipo de produção que voce vá fazer como documentários, filmes, institucionais empresariais, video aulas, tutoriais, casamentos, eventos, aniversários ou seja lá o que for!

3 - Efeitos Sonoros.  Imagine se voce vai adicionar ao seu produto alguns efeitos sonoros.  Como inserí-los? Como fazer com que eles não entrem em conflito com uma suposta trilha musical?  Qual o nível de volume eu deixo ficar para que tudo seja percebido e nada entre em conflito no caso de eu ter locução, trilha e efeitos sonoros.
Uma curiosidade.... Isto é fácil e ao mesmo tempo complicado.  Depende do produto a ser produzido.  George Lucas (Star Wars)  teve que enfrentar esse problema numa discussão entre seu sound designer e seu produtor musical.  Um queria que seu trabalho aparecesse mais que o outro e a discussão ia longe.  George Lucas chamou a atenção dos dois e disse que não queria nem saber de brigas e que deveriam chegar a um denominador comum para que respeitassem o ouvido da pessoa que estava assistindo o filme.  A compreensão auditiva tinha que ser correta e distribuída de forma equilibrada.  Então pessoal, é disso que estamos falando!! 
O que quero enfatizar a voces é que o efeito sonoro bem colocado junto a trilhas musicais dá vida ao produto e faz voce interagir com ele.  Assista os trailers abaixo e imagine-os sem os efeitos sonoros!!





4 - Microfones.  Essa é uma parte preocupante!  Quantas pessoas conhecem a forma correta de qual comprar e como usar um microfone?!  Não vou aqui me estender nos detalhes porque isso é assunto para a outra categoria deste blog sobre Microfones.  Lá voces poderão se interar melhor sobre eles, sua tecnologia, uso e formas.  Mas, é imprescindível que voce saiba como utilizá-lo e para isso voce deve saber que tipo de microfone tem em mãos.

Um comentário: