sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Rick Bonadio e as dicas para Mixagem

Durante um bom tempo, ainda no início da minha carreira profissional no áudio, mesmo trabalhando já em rádio e televisão, também fui convidado para ser discotecário em algumas discotecas, hoje chamadas de danceterias entre outros nomes da noite. Passei por algumas discotecas como a Papagaios, Skulaxo e a Aquarius entre outras, todas em São Paulo. Aliás, vale dizer que, discotecários eram na época os chamados DJs de hoje. O que estes DJs fazem atualmente com equipamentos modernos e computadores, nós fazíamos na época no ponta dos dedos e na mão, com LPS e dois toca-discos (carinhosamente chamados de pratos). Até com gravadores de rolos como os antigos AKAIs conseguíamos fazer passagens na batida. Mas o que vem ao caso realmente é que em função deste trabalho e nas emissoras de comunicação, rapidamente cheguei a estar trabalhando em gravadoras e fazendo mesa de som para shows com bandas. Aprendi muito sobre mixagem e produção musical com os grandes mestres da época e que por aí estão ainda hoje a todo vapor. Mas, minha vontade mesmo era outra, a de trabalhar como produtor de áudio em rádio, tv, cinema, etc. E assim tem sido até hoje.
Meu trabalho consiste na produção de áudio e efeitos sonoros em geral. É claro que também já estou em áreas como edição de video e produção em 3D.
Cada um tem sua forma de pensar e trabalhar a produção musical. Na minha opinião, quem faz isso tem que no mínimo ter conhecimentos musicais, entender de música, tocar, enfim, precisa saber o que está realmente fazendo, precisa ser um produtor musical. Mas eu já conheci e conheço atualmente vários profissionais que sequer batem palmas direito, mas que fazem uma mixagem de deixar a gente de queixo caído. O que é isso? Ouvido apurado e conhecimento do que tem nas mãos.
Mas sem muitas delongas, corujando pela internet, achei uma sequência de 4 videos de quem realmente sabe o que faz, o grande mestre...Rick Bonadio. Ele dispensa apresentações prá quem é da área. Por isso, deixo voces se divertirem com as dicas que ele passa nestes videos. Preste atenção, se voce gosta e se interessa por produção musical e mixagem.
JP.

PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário